Confirmado primeiro caso de varíola dos macacos em Búzios-RJ

  • 04-12-2022 21:00

  • A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, confirmou nesta quinta-feira (14/07/2022) o primeiro caso de varíola dos macacos. O paciente é um homem de 40 anos, morador da cidade e que voltou há poucos dias de uma viagem internacional. Ele estava em Barcelona, na Espanha.

    O município informou que ele foi atendido no dia 7 na Policlínica do bairro Manguinhos, onde foi identificada a suspeita. O mesmo foi acomodado em uma sala especial até que fosse realizada uma averiguação clínico-epidemiológica e a coleta de material para que exames laboratoriais fossem feitos.

    Ele foi encaminhado para o isolamento domiciliar, até a conclusão do diagnóstico, para evitar a propagação da doença e, segue em isolamento. Seu quadro de saúde é estável.

    A Secretaria de Saúde monitora o caso até sua recuperação. Em todo o Estado do Rio, já são 52 casos de Monkeypox (varíola do macaco).

    Segundo a Secretária Estadual de Saúde são 45 na Região Metropolitana I e 6 na Região Metropolitana II e 1 na Região dos Lagos. 24 casos seguem em investigação e 48 foram descartados.

    Os principais sintomas da varíola dos macacos são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios(linfonodos) inchados), calafrios e exaustão.

    Fonte: Equipe de Colaboradores